Bombeiros Marítimos

Home page
Carros
Motas
Bicicletas
Bombeiros
Cavalos
Drogas

Bombeiros Municipais Bombeiros Privativos Bombeiros Voluntários Bombeiros Militares Bombeiros Marítimos Equipamentos

 

Estrutura O agrupamento é dividido em duas secções, sendo uma responsável pelo serviço de guarda-vidas e outra pelo de busca, salvamento e mergulho. Hoje, aproximadamente, 200 homens, entre oficiais e praças, trabalham na nova sede. Para auxiliar o trabalho de salvamento, o GBMAR conta com equipamentos e viaturas próprios para o trabalho da unidade, como jet-ski, pranchões, botes insufláveis, lanchas, viaturas, equipamentos de mergulho, ônibus, coletes e bóias. O Agrupamento de Bombeiros Marítimo - GBMAR, é responsável por uma área de 153 km de orla marítima e também tem o dever de realizar resgates em rios, represas, lagos, açudes e mangues. São salva-vidas, mergulhadores e pilotos de embarcação devidamente treinados, de prontidão para prevenir possíveis acidentes no mar. No total, o agrupamento possui 24 postos de prevenção distribuídos na praia.

O GBMAR surgiu em 1995 e hoje, com uma nova sede, tem condições para oferecer uma maior segurança aos banhistas. Além dos ganhos para a Corporação, que conseguiu aliar a parte administrativa à operacional e agilizar a comunicação interna, os bombeiros marítimos agora contam com um centro telefónico, alojamento e refeitório, conquistando melhorias nas condições de trabalho.

Dentre os serviços prestados à população, podem ser destacados ainda o resgate de embarcações à deriva, de pessoas ilhadas e de objectos de valor, como automóveis, a prevenção aquática e o socorro em situações de acidentes causados por animal marinho. No estado de São Paulo este serviço é efectuado pelo Salvamar-Paulista, que é a Unidade do Corpo de Bombeiros responsável pelo salvamento marítimo e serviço de prevenção à afogamentos (Guarda-Vidas). O Salvamar-Paulista é dividido em três sub-agrupamentos de Guarda-Vidas (litoral sul, centro e norte do estado) e um sub-agrupamentos naval, composto por dois navios de busca e salvamento e por lanchas off-shore. As embarcações leves (moto aquáticas e botes insufláveis de salvamento) são vinculadas aos sub-grupamentos de guarda-vidas, sendo que cada Posto Marítimo (cada cidade) possui uma frota de embarcações rápidas de salvamento (moto aquáticas e botes insufláveis de salvamento), além do efectivo de Guarda-Vidas espalhados pelas praias, na prevenção e salvamento de afogados.

 
Free Web Hosting